Internacional

China terá trem urbano de levitação magnética

A China deve ter um trem de levitação magnética, conhecido como maglev, na cidade de Pequim. A previsão para o início das viagens com passageiros esta marcado para o final de 2016. A nova linha S1 terá oito estações e a última delas conectará com a rede de metroviária.

Não, não será um trem de alta velocidade, como o que esta em testes no Japão, e usa também a tecnologia de levitação com velocidade que chega a marca de 600 km/h. O sistema chinês terá composições rodando em até 80 km/h, com seis carros (vagões) cada composição, e capacidade de levar mais de mil passageiros.

As construções começaram em 2011, mas devido ao tremor que atingiu a cidade e as possíveis radiações emitidas pelo trem, a obra foi paralisada. Tempo depois, especialistas atestaram a segurança do modelo, e a obra foi liberada em 2014.

O país é o único a operar com trens desta tecnologia. Atualmente um trem de levitação magnética é usado na linha que liga Xangai com seu aeroporto internacional.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus