Internacional

Licitação para metrô de Bogotá sai em 2016

Primera-línea-Metro-de-Bogotá-5

A capital colombiana, que é conhecida pelos seus diversos BRTs espalhados pela cidade, vai ganhar a primeira linha de metrô. Com previsão de entrega para 2021 da primeira linha, o início das obras devem começar no próximo ano. Hoje, o BRT de Bogotá, que já foi exemplo mundial, está saturado.

Em entrevista coletiva em Bogotá, o presidente do FDN (Banco de Desenvolvimento Nacional em espanhol), Clemente del Valle, afirmou que desde janeiro o projeto está sendo elaborado, etapa prevista para terminar em maio. Após isso, será iniciado o processo de abertura das propostas de licitação, e, na sequência, um leilão entre os interessados na concessão.

O projeto tem custo aproximado de R$ 20 bi e sera financiado com ajuda do governo federal. Clemente disse ainda que há bancos públicos e estrangeiros de outros países interessados no projeto, incluindo o Brasil.

A primeira linha deve ter 27 km, cruzando cidade e contando com 27 estações. 44,4 mil passageiros devem usar a linha por hora.

A única cidade colombiana que possui metrô atualmente é Medellin.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus