Ciclista

Justiça determina paralisação de obras de ciclovias em São Paulo

Ciclovia-da-Paulista-by-Marcelo-DSants

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público e determinou na tarde desta quinta-feira (19) a paralisação de obras de todas as ciclovias na cidade de São Paulo, com exceção das construções na Avenida Paulista. Caso seja descumprida a lei, será aplicado uma multa diária de R$ 10 mil. A decisão cabe recurso.

Cabe ressaltar que “a decisão liminar não é definitiva, é só para que se dê o tempo de fazer as análises e julgar em definitivo”, lembrou nosso leitor Anderson Oliveira.

A decisão, claro que desagradou ciclistas da cidade. Mais de 20 associações divulgaram nota na qual afirmam que não aceitarão “nenhum passo no sentido contrário ao de uma cidade mais ciclável, humana, inclusiva e justa”.

A nota da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, defende que a ação proposta pelo MP é um retrocesso.

“Entendemos que há erros pontuais na implantação, mas o programa é uma exigência legal amparada por legislações federais, estaduais e municipais, e não aceitaremos nenhum passo no sentido contrário ao de uma cidade mais ciclável, humana, segura, inclusiva e justa…A ação no Ministério Público cita a todo instante a segurança de quem anda de bicicleta como premissa para sua ação, esquecendo-se que é justamente a infraestrutura cicloviária que garante a ciclistas segurança, conforto e praticidade em seus deslocamentos…Seguindo a lógica argumentativa da promotoria, certamente teríamos de proibir a circulação de veículos motorizados em praticamente toda a cidade, em decorrência da qualidade do asfalto, da proliferação de buracos nas vias e dos problemas recorrentes com semáforos”, diz a nota da Ciclocidade.

São Paulo na contramão de muitas cidades do planeta…

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus