Ciclista

Investir em ciclovias é reduzir custos e promover saúde, diz médico da USP

prof-saldiva1

O professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada, comentou na Rádio Estadão os benefícios do uso da bicicleta como meio de deslocamento, em tempos que se discute a instalação das ciclovias.

De acordo com o professor, investir no modal significa reduzir custos e promover saúde para as pessoas que usam o modal, e que a cidade de São Paulo teria um potencial de 10% em deslocamentos feitos pela bicicleta.

Saldiva discorda com as criticas que as estruturas de São Paulo recebem referente as falhas no pavimento. O professor argumenta que este é um problema generalizado na cidade, tanto na via de rolamento dos carros, passando pelas ciclovias, e sobretudo nas calças, mas que nos últimos tempos apenas as estruturas das bicicletas ganharam foco.

O professor comenta ainda que não seriam necessários ciclovias se tivéssemos uma cultura tão agressiva no trânsito.

Escute o comentário aqui

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus