SPTrans

Aumenta o número de ônibus acessíveis, mas SP ainda descumpre lei federal

acessibilidade3

Na cidade de São Paulo quase 78,9% dos ônibus urbanos estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Em 2012, o percentual era de 59,5%, de acordo com portal Observa Sampa, da prefeitura de São Paulo que mostra os principais indicadores da atual administração.

Entre os veículos que são acessíveis, estão os modelos de piso rebaixado, além dos ônibus que possuem elevadores hidráulicos, que permitem que o cadeirante acesse o salão do veículo.

Apesar do salto no número de veículos acessíveis, a cidade não cumpre uma lei federal, que determina que até 2014, todos os ônibus urbanos deveriam ter condições para transportar pessoas com mobilidade reduzida.

t2

Os índices podem ser piores quando analisados outros sistemas Brasil a fora. Em dezembro de 2014, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou uma nota dizendo que pouco mais da metade das linhas interestaduais e internacionais estava dentro das regras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus