Brasil

Nova ferrovia para passageiros e cargas vai ligar Brasília a Goiânia

1209_brasilia_mobilidade_aerea_6351

Brasília e Goiânia terão uma ligação ferroviária para passageiros e cargas com previsão de operação em 2018, de acordo com o Governo Federal e Distrito Federal.

Serão 200 quilômetros de trilhos que partem da rodoferroviária de Brasília, cortam os municípios de Águas Lindas, Alexânia e Anápolis até chegarem a Goiânia. A velocidade média do trem será de 150 quilômetros por hora.

De acordo com o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, Marcelo Dourado, a ferrovia vai beneficiar mais de seis milhões de pessoas que vivem ao longo dos locais por onde vai passar o trem. Dentro do Distrito Federal, haverá integração com o metrô.

Além disso, a obra vai facilitar o escoamento de produtos que saem da região, segundo Cléber Àvila, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-oeste.

No entanto, não existe prazo concreto para as obras. Estão sendo feitos estudo de viabilidade técnica e econômica, que deve ficar prontos até maio deste ano. A estimativa é que sejam gastos em torno de 1 bilhão e 400 milhões de reais. A fonte dos recursos ainda não foi definida.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus