SP 461 – São Paulo já teve ônibus de 2 andares

cmtc_2andares

A cidade de São Paulo já teve ônibus urbanos de 2 andares no sistema municipal, apelidados de fofão devido aos assentos arredondados. A inauguração se deu no dia 8 setembro de 1987, quando o transporte era operado pela Companhia Municipal de Transporte Coletivo, a CMTC. No começo foram 11 unidades dos ônibus com 4,3 metros de altura, que prestavam serviços na linha 5111. No ano seguinte outras 26 foram adicionados à frota, com fabricação pela Thamco Indústria e Comércio.

Todos os 37 tinha capacidade de 112 passageiros, cada um deles. A vida dos fofões foi curta, e sua desativação se deu em 1993 dentre os motivos, pelas frequentes colisões com a rede de trólebus, além da existência de viadutos baixo, e escassez de profissionais capacitados para a manutenção da frota.

O morador de São Paulo que quiser conhecer um exemplar preservado, pode ir ao Museu do Transporte, na zona Norte de São Paulo, que fica aberto de 3ª-feira a domingo, das 9h às 17h, com catraca livre.

urb_fofao_cmtc_01

93673595


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

10 Comentários deste post

  1. Renato, alguns veículos da frota, também rodaram na linha 3160 – Praça João Mendes – Terminal Vila Prudente, que era e ainda é operada por tróleibus e que hoje tem seu ponto final no Terminal Parque Dom Pedro. Nesta época eu trabalhava na Mooca e lembro do fofão circulando nesta linha.
    Abraços.

    Edvaldo / Responder
  2. A Antiga linha Jardim Japão – Parque Dom Pedro, tinham esses operando no Reduto Janista da Vila Maria.

    Nipo Luso / Responder
  3. Amigo é verdade, ontem estava tentando lembrar em qual linha eu também tinha visto o fofão, e você clareou a mente. O número da linha era 2165 – Jardim Japão – Parque Dom Pedro. Muito bem lembrado meu caro.
    Abraços.

    Edvaldo / Responder
  4. Será que podemos ter a volta do fofão no futuro ?

    Susana / Responder
  5. nossa…me lembro que eu era muito criança quando eu ia ao medico e ia de fofao….lembro-me que eu corria pra poder subir e ficar na parte da frente pra brincar que eu estava dirigindo o busão !!! kkkkkkk mew….fui uma criança feliz !!!!

    Andre De Paula / Responder
  6. Me lembro que na avenida Celso Garcia, em todo o seu traçado tambem tinha os onibus de dois andares. So me lembro que ele vinha da praça da Sé, só nao lembro pra onde ele ia. Provavelmente para a Penha, mais eu ja ouvi falar que ele ia ate o terminal AE Carvalho, mais não sei se é verdade.

    Edson Amaro / Responder
  7. Sensacional, não sabia que esses ônibus ingleses atracaram por aqui !! Pensando pelo lado de transportar cada vez mais gente…seria interessante esses ônibus de dois andares… talvez com o segundo andar mais alto, para que o povo possa ficar sentado e de pé.. e no andar de baixo apenas sentados… talvez seria uma boa

    Guilherme Batista / Responder
  8. Esse onibus fez minha adolecência eu pegava ele para ir trabalha praça da sé terminal Santo Amaro o que passava na Celso Garcia era o parque Dom Pedro terminal AE Carvalho esse tem que voltar urgente

    maros justino / Responder
  9. Onde foi parar esses ônibus ?

    Alberto / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*