Metrô SP

Por que há trens vazios sem parar nas estações em pleno horário de pico?

Nesta quarta-feira (14) publicamos em nosso twitter uma sátira sobre os trens que passam vazios nas estações com a imagem da Capa do disco “Chico Buarque de Hollanda” de Chico Buarque lançado em 1966:

humor

Imediatamente internautas da rede social relataram o certo desconforto que sentem quando estão na plataforma, e se deparam com a composição que poderia servir-los, passando direto sem parar.

Mas, para dar utilidade a brincadeira a explicação: No Metrô, os trens que passam vazios em estações sem parar sobretudo nos horários de pico em sua maioria são composições que partem da estação inicial, como Jabaquara ou Palmeiras-Barra Funda para prestar serviços em outras estações que requerem uma composição com melhores condições de embarque devido a lotação, a não comprometer o serviços dos passageiros nas paradas anteriores.

No Metrô, é comum ver os trens estratégias prestando serviço no pico da manhã a partir de Santana e na Luz, e a noite a partir de Ana Rosa ou Paraíso. Já na linha 3-Vermelha, é bem comum trens vazios partirem de Corinthians-Itaquera rumo as estações posteriores que estão com as plataformas lotadas. No pico da tarde, o mesmo ocorre com composições que partem sem passageiros da estação Palmeiras-Barra Funda.

Já na CPTM é adotado o chamado “loop”, onde uma composição presta serviço apenas em um trecho com maior demanda no horário de pico, como o caso da Linha 9 entre Pinheiros e Jurubatuba, ou na linha 10 entre Brás e Mauá, ou na 12 entre Brás e Engenheiro Manuel feio.

6511669719_7be712d4d0_z2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus