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Mobilidade Urbana

O projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo

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A Região Metropolitana de São Paulo tem potencial para ter um transporte hidroviário. Tanto que em 2009 o Governo do Estado licitou um Estudo de Pré-Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do chamado Hidroanel Metropolitano de São Paulo, através do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.

Em 2011 a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), por meio do Grupo Metrópole Fluvial, realizou a articulação arquitetônica e urbanística deste Estudo.

O projeto contempla uma rede de 170 km de vias navegáveis composta pelos rios Tietê e Pinheiros, e as represas Billings e Taiaçupeba, além de um canal artificial que seria construído ligando essas represas. As embarcações seriam destisnadas ao transporte de cargas e passageiros, além do uso turístico e de lazer.

Arte extraída do Estudo da FAU
Arte extraída do Estudo da FAU

O estudo indicou que seriam inseridos ao hidroanel 20 Eclusas, 3 Subsistemas, 3 Tri-portos, 14 Trans-portos, 60 Eco-portos, 36 Draga-portos, 4 Lodo-portos, além de 24 Portos para passageiros.

Represa Billings
Represa Billings

Os dados apontam conclusão do projeto no ano de 2040, sendo que ele seria feito em etapas a partir de 2012, porém, infelizmente o hidroanel não tem previsão para o início de implantação.

O estudo completo pode ser acessado aqui

Leia também: Projeto de lei prevê transporte público hidroviário por represas e no rio Pinheiros em SP

 

Rio Tietê
Rio Tietê

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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