Tecnologia

Ônibus capta energia do asfalto

O Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia, o KAIST desenvolveu na cidade de Gumi, na Coreia do Sul um ônibus capaz de captar energia do asfalto, graças a um mecanismo com cabos subterrâneos que criam um campo magnético que abastecem a bateria do veículo.
(Divulgação/KAIST)
(Divulgação/KAIST)

Não faltam idéias e projetos que visam o transporte sustentável em tempos que se perde muito dinheiro graças a poluição do ar, principalmente em saúde pública.

O Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia – KAIST desenvolveu na cidade de Gumi, na Coreia do Sul, um ônibus capaz de captar energia do asfalto, por meio de um mecanismo com cabos subterrâneos que cria um campo magnético, este que por sua vez abastece a bateria do veículo.

O chamado OLEV (Online Electric Vehicle) não necessita de grandes baterias. Os cabos subterrâneos podem permear toda uma via ou mesmo pontos específicos. Este campo magnético é acionado somente quando detecta o ônibus, evitando o desperdício de energia. O veículo não poluí o meio ambiente

YouTube video

kaist2

South Korea road_0_0_0_0_0_0_0

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus