Internacional

Ônibus movido a Fezes circula na Grã-Bretanha

Na atualidade muitas alternativas aos combustíveis tradicionais são difundidas no transporte público, sejam ônibus movidos a biodiesel, hidrogênio, energia solar, ou até mesmo os que se deslocam a tração elétrica, como os trólebus e veículos híbridos. Mas vem da Grã-Bretanha uma nova tecnologia um tanto quanto diferente: o Bio-Bus, um veiculo que utiliza o gás biometano.

O ônibus é movido graças a energia gerada pela combustão de um material obtido na decomposição de lixo orgânico, que incluí esgoto, ou seja, fezes! Graças a energia produzida de este gás, o Bio-Bus pode viajar até 300 quilômetros com sua lotação máxima de 40 pessoas sentadas.

De acordo com a empresa responsável pelo veículo, cerca de 10 mil passageiros devem utilizar o serviços do ônibus movido a fezes por um mês. A linha contemplada com a tecnologia deve ser a que liga o aeroporto de Bristol e a cidade de Bath.

Os engenheiros que desenvolveram o ônibus garantem que o escapamento do veículo não produz nenhuma flatulência malcheirosa…

YouTube video

poo-bus-2-1416417061

234A993D00000578-0-image-70_1416416494768

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus