Ciclista

São Paulo ganha mais 8,2 km de ciclovias

ESPECIAL / EMBARGADO / CICLOFAIXA
A cidade de São Paulo ganhou mais 8,2 km de ciclovias nos ultimos dias em 3 regiões diferentes da cidade. Com as inaugurações a capital paulista passa a ter 154 km de vias para ciclistas. Confira o ranking das 10 cidades com maiores extensões de ciclovias.

Zona Sul

Um novo trecho de ciclovia com 900 metros de extensão já está funcionando na região de Santo Amaro, na Zona Sul da cidade: sinalizado na Avenida Professor Rubens Gomes de Souza, o percurso dá acesso ao Parque do Cordeiro e, futuramente, fará a conexão com a ciclovia da Chácara Santo Antônio e a estação Granja Julieta da CPTM.

O trajeto segue pela avenida citada, entre a Rua Dr. Antônio Gontijo de Carvalho e a Rua Breves, com percurso unidirecional nos dois sentidos da via, ao lado do canteiro central. Depois, continua pela Rua Breves, entre a Avenida Prof. Rubens Gomes de Souza até a entrada do Parque do Cordeiro, onde nesse trecho o traçado é bidirecional ao lado do passeio.

Zona Oeste

Os moradores da região do Jaraguá ganham uma nova alternativa de transporte e lazer com a ciclovia de 3,6 km de extensão total. O percurso que vai circundar o Parque Pinheirinho d´Água será bidirecional sinalizado junto à guia, à direita do sentido do tráfego, passando pelas seguintes vias:

Av. Amador Aguiar
Av. Nelson Palma Travassos
Rua Prof. Onésimo Silveira
Rua Jairo de Almeida Machado
Av. Prof. Miguel Franchini Netto
O projeto inclui a criação de travessias rodocicloviárias nos cruzamentos da:
– Av. Nelson Palma Travassos x R. Prof. Afonso José Fioravanti;
– Av. Amador Aguiar x R. Prof. Onésimo Silveira;
– Av. Amador Aguiar x Av. Prof. Miguel Franchini Netto.

Zona Leste

Esse trecho, com 3,7 km, passará pelas ruas Cardon e Criúva bem como pelas avenidas Moacir Dantas Itapicuru e Dep. Dr. José de Aristodemo Pinotti. O percurso todo terá 11,9 km, ligando as regiões do Jardim Helena e São Miguel Paulista. A ciclovia desta primeira fase será bidirecional, ocupando parte da calçada, no trecho formado pelas ruas Cardon e Criúva. Nessas vias, a calçada foi alargada para a implantação da ciclovia, em obra executada pela Subprefeitura de São Miguel Paulista. O novo ramal segue o seguinte trajeto:

Rua Cardon, entre as ruas Suzana e Criúva;
Rua Criúva, entre a Rua Cardon e a Avenida Nordestina;
Avenida Moacir Dantas Itapicuru, entre as avenidas Nordestina e Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti;
Avenida Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti, entre as avenidas Moacir Dantas Itapicuru e Marechal Tito.

“O objetivo é atender a demanda da população local, além de aumentar as condições de segurança dos usuários de bicicleta, propiciar a facilidade de locomoção, garantindo acessibilidade ao sistema de transporte coletivo e valorizar o espaço público das pessoas”, disse o secretário de transportes Jilmar Tatto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus