Internacional TAV

Japão testa novo trem de levitação magnética que chega a 500 km/h

LO Maglev
O Japão esta testando um trem de alta velocidade que pode alcançar o patamar de 500 km/h, só que com um pequeno detalhe: o Trem levita! No mundo já existem experiências neste sentido, como o Shanghai Transrapid, na China, que se desloca a 431 km/h. No Japão, a empresa Central Japan Railway Company promoveu os testes, e convidou algumas pessoas para demonstrar ao desempenho da composição em uma via de 42,8 km.

De acordo com o jornal Japan Today, o trem primeiro chega a uma velocidade inicial de 160 km/h para depois ativar o sistema conhecido como maglev; dessa forma, ele acelera lentamente até a velocidade máxima de 500 km/h. A chamada maglev usa nos trilhos uma série de ímãs que possibilitam a levitação e a aceleração da composição. Vídeo feito em 2013:

YouTube video

Prazos para operação

Com a implantação desta tecnologia, o tempo de viagem entre Tóquio e Nagoya deve cair de 90 para apenas 40 minutos. A primeira linha está prevista para ser inaugurada apenas no ano de 2027, com previsão de expansão para Osaka até 2045.

japan-maglev-train-may-2010

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus