Da Estação Brás até Mogi das Cruzes na década de 50

As atuais linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM ainda que precisam de melhorias na infraestrutura para torna-las um serviço no padrão do Metrô, já tiveram melhorias quanto as composições, regularidade de horários, além da extinção dos famosos pingentes, que era os usuários viajando pendurados nos trens. Esta melhora é recente, onde até o começo da década passada era possível ver estes tipos de problemas nas ferrovias paulistas.

As duas ligações que nasceram da antiga Central do Brasil, que foi uma das principais ferrovias do país, ligando as então províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais já viveu momentos piores.

No vídeo a seguir você confere a panorama da ferrovia na década de 50, quando foi iniciada a eletrificação do trecho:

Estação Brás, antiga Roosevelt

Estação Brás, antiga Roosevelt

itaim62

Antiga Estação Itaquera

Antiga Estação Itaquera


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

5 Comentários deste post

  1. Via Trolebus não pode faltar.

    Enrico Hyppolito / Responder
  2. Esta melhora é recente*

    Matheus H. Santos / Responder
  3. A situação parece a mesma, o Governo espera deteriorar para posteriormente realizar obras de grande monta para recuperar o que não teve manutenção preventiva, e procura se enaltecer por ter inciado a tal obra como se estivesse fazendo um grande feito. A passos de tartaruga o Governo e este que esta ai a anos vem realizando obras e se vangloriando por tal razão. Não vê este governo que está fazendo uma obrigação, a linha 7 está as traças, trens de 1956, ainda estão em operação, obras de reconstrução de estações importantes como a do Jaraguá, não sem do papel. A linha laranja do metro ficou em projeto e aprovação o tempo em outros países constroem verdadeiros complexos de transporte urbano. O respeito pelo eleitor esta limitado a quantia que irá encher os bolsos destes políticos desonestos.
    E ainda somos felizes, será?

    Ricardo / Responder
  4. Ressente = Ressentimento, mágoa.
    Recente = Algo ocorrido há pouco tempo.

    Por favor corrija Renato, obrigado.

    Paulo Afonso Nogueira / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*