SPTrans

CET diz que ônibus estão mais rápidos com táxis nas faixas

Prefeitura de São Paulo libera faixas exclusivas de ônibus para circulação de taxis.
Após a polêmica da liberação dos táxis nas faixas exclusivas dos ônibus, e Ministério Público ter exigido explicações por parte da prefeitura, a CET apresentou estudo que mostra que não houve impactos com a medida. Segundo os dados os ônibus ficaram “mais rápidos” com a presença dos táxis nas faixas.

A pesquisa levou em conta 71 quilômetros divididos em nove faixas. A cidade de São Paulo conta com 465,3 quilômetros de faixas exclusivas ao transporte coletivo.

A análise foi feita nos meses de fevereiro e março, quando apenas os ônibus circulavam pelas faixas, contra os meses de abril e agosto, quando a medida foi adotada. Entre as faixas que formam estes 71 quilômetros estão trechos do Corredor Norte-Sul e das marginais dos rios Pinheiros e Tietê.

Os dados da CET, entre abril e agosto, na comparação com fevereiro e março, mesmo com os táxis, os ônibus nas faixas tiveram aumento de velocidade de 6,2% no horário de pico da manhã, 3,9% no entrepico e 5,4% no horário de pico da tarde.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus