Ciclista

10 mitos sobre as novas ciclovias de São Paulo

A medida em que a rede cicloviária cresce, o discurso por parte da população paulistana contrária a medida em implantar 400 km de vias para ciclistas até final de 2015 pipoca nas redes sociais. As reclamações são dos mais variáveis níveis. O Via Trolebus é uma página que fala sobre mobilidade, e a bicicleta esta neste contexto, onde o modal é apontado por especialistas e estudiosos da área de transpores como parte da solução. Aqui vai a desconstrução de 10 mitos sobre as ciclovias:

1# Ocupam faixas de rolamento dos carros

a8366593d50dfb7ac2e6dc1ff8587613b1b5d5c7

Segundo o plano da CET, todas as novas vias para as bikes devem ocupar as faixas de estacionamento, e não as vias de rolamento dos carros. O espaço que era destinado para o estacionamento dos veículos é público, e não apenas para os motoristas.

2# Não existe demanda para as ciclovias

ciclista-700-ae

De acordo com estudos de associações de cicloativistas, e da própria prefeitura de São Paulo, estima-se que 500 mil ciclistas usam a bicicleta como meio de deslocamento por dia. Com a implantação dos 400 km de ciclovias este número deve saltar para 1 milhão e meio.

3# Ciclovias estão sendo feitas sem estudos ou critérios

sddefault

Desde a década de 1980 a CET realiza estudos técnicos para verificar a viabilidade de se inserir a bicicleta no sistema viário do município. As análises foram consolidadas por Maria Ermelina B. Malatesta na publicação “A história dos estudos de bicicletas na CET.” (veja aqui). Outro estudo que norteia a implantação das ciclovias é a Pesquisa Origem-Destino, feita pelo Metrô de São Paulo.

4# São diferentes dos outros países

ig_bikecity-1

Países como os Estados Unidos e o Japão utilizaram do mesmo método. Em Nova York por exemplo, foram implantadas 700 Km de ciclovias. A prefeitura de São Paulo optou por este modelo por se tratar de um método mais barato, sempre preservando o viário do pedestre e árvores.

5# Possuem a cor vermelha para fazer propaganda do PT

F4A33371596C446CBF359A8E4709E58B

A cor vermelha segue às normas brasileiras de trânsito, e até internacionais. Tanto que as ciclovias do Rio Pinheiros, Caminho Verde (Radial Leste) e do Monotrilho da Linha 15-Prata, todas executadas pelo Governo do Estado, do PSDB, também são vermelhas.

6# População não foi ouvida para criação das ciclovias

img_2564_1383305212

Foram feitas diversas audiências do Conselho Municipal de Transportes, onde qualquer cidadão pode e deve participar. Na sétima realizada no dia 4 de junho foi apresentado o plano de 400 Km de vias para ciclistas. Estas audiências públicas servem para as pessoas opinarem. Ou alguém acha que a prefeitura vai de porta em porta perguntar se pode usar a via pública para a ciclovia?

7# É autoritarismo de prefeito

228357_2041596405761_1419844530_32368368_2977159_n1

Argumento bastante usado por aqueles que gostam de partidarizar a discussão. De acordo com o código brasileiro de trânsito, toda via deve ter condições seguras para o ciclistas, e todas as ruas ou avenidas são para os mais diversos modais. Porém, em São Paulo só os carros ocupam 80% do espaço das vias, e só levam 20% das pessoas que se deslocam. De que lado vem mesmo o autoritarismo?

8# Vão permanecer vazias, por que aqui não é país de primeiro mundo

Ciclovia_Eliseu_Andamento_grupo1

Após a instalação do bicicletário na Largo da Batata foi registrado um aumento de 37% no fluxo de ciclistas na ciclovia da avenida Brigadeiro Faria Lima. Já o uso das bikes compartilhadas aumentou em 141%. Estudo feito pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), apontou que na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã (zona oeste) o número de ciclistas aumentou em 53% após a instalação da ciclovia.

9# Atrapalham o comércio local

Herald Square After cultura foto: NYC / Department of Transportation

Estudo do Departamento de Transportes de Nova York, publicado em 2012 intitulado “Measuring the street: New metrics for the 21st century” mostra que o comércio local da cidade teve aumento no número de vendas após a instalação de ciclovias. Os dados revelaram que o número de vendas das lojas de uma via que recebeu a estrutura foi em torno de 49%.

10# Rua não é o lugar de bicicleta

10mar2013---ciclistas-se-reunem-em-protesto-na-tarde-deste-domingo-10-na-regiao-da-avenida-paulista-na-cidade-de-sao-paulo-apos-um-homem-ter-sido-atropelado-no-periodo-da-manha-a-vitima-teve-o-braco-136295241158

De todos os argumentos, este é o mais curioso, e não é tão raro escuta-lo. Ciclista tem o direito de andar pela rua, direito este previsto no código brasileiro de trânsito.

Fonte de pesquisa: CET/SPTrans

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Video

YouTube video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Calendar

outubro 2014
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

RSS Meks Blog

  • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15 de setembro de 2021
    Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
    Dusan Milovanovic
  • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16 de junho de 2021
    Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
    Dusan Milovanovic
  • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 1 de março de 2021
    Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
    Ivana Cirkovic
  • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18 de janeiro de 2021
    You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23 de novembro de 2020
    Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10 de setembro de 2020
    Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15 de agosto de 2020
    Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16 de julho de 2020
    Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 9 de junho de 2020
    Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14 de maio de 2020
    Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic

Text

Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.

Archives

Via Trolebus