Imagem de Eduardo Ganança
SPTrans

Promotor questiona medida de liberar táxis em faixas exclusivas

Imagem de Eduardo Ganança
Imagem de Eduardo Ganança

Na semana passada a prefeitura de São Paulo anunciou a liberação dos táxis nas faixas exclusivas dos ônibus, aquelas situadas à direita nas vias. Porém a medida não foi bem aceita pelo promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Ribeiro Lopes, que participou dos estudos sobre os impactos da circulação de táxis sobre o desempenho dos ônibus nos corredores exclusivos.

De acordo com o promotor em entrevista a rádio CBN, não foi houve um comunicado por parte da prefeitura sobre a decisão que permite os trabalhos dos taxistas nas faixas. Segundo o mesmo estudo na qual o promotor participou, mesmo sem paradas para embarque e desembarque, os táxis reduziam em até 25% a velocidade dos ônibus.

A alegação da prefeitura de São Paulo é que a medida não trará prejuízos ao desempenho dos ônibus. Na opinião do promotor, isso representa um contrassenso e a medida pode ser política. Para tanto, ele vai pedir para ter acesso aos estudos da prefeitura sobre a liberação. Se o poder público não entregar os levantamentos em 48 horas, o promotor diz que pode acionar a Justiça, inclusive com base na lei da mobilidade urbana.

A reportagem foi feita por Adamo Bazani, do Blog Ponto de Ônibus:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus