Nova estação de Santo André poderá ter uma terceira linha metroferroviária

Atualizado às 16h00

A linha 10-Turquesa da CPTM terá uma nova estação. Quando? Ainda não existe um previsão concreta. Apenas prazos para conclusão do projeto executivo, uma das etapas do processo, que deve ser finalizado até o final de 2015.

Porém, o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, afirma que os prazos poderão ser adiantado com a viabilização de PPP (Parceria Público-Privada) para a execução das obras. “Temos diversas empresas e empreendimentos no entorno que serão beneficiados com a estação, que vai receber a futura Linha 14-Ônix, que ligará Santo André à região do aeroporto de Guarulhos e terá característica regional”, diz.

A CPTM concluiu o projeto funcional da linha. Os próximos passos que antecedem o início das obras envolvem a contratação de estudos ambientais, dos projetos básico e executivo e, sobretudo o entendimentos com as cidades por onde vai passar a nova linha.

Novas ligações Metroferroviárias

Conforme disse Paulinho Serra, a nova parada fará uma conexão com a futura Linha 14 – Ônix da CPTM, onde ainda não foi decidido o modal que vai prestar serviços na ligação, ainda que reportagens apontam que um monotrilho atenderá ao ramal.

Existem ainda outras duas projeções que apontam novas ligações na futura estação da CPTM. Uma delas foi apresentada pelos prefeitos do ABC onde a Linha 18-bronze do Metrô (Tamanduateí – São Bernardo do Campo) operaria com uma extensão até a Parada Pirelli, passando pelo terminal Vila Luzita e seguindo pela Avenida Capitão Mário de Toledo, além da ligação São Paulo – Estrada dos Alvarengas:

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Imagem de “Saviano Marcio”

A outra seria uma especie de continuação da linha 14, em um ramal conhecido como arco-sul. Partindo do mesmo ponto em Santo André, esta ligação seria levada rumo a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC, cruzando com as linhas 18-Bronze no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, Jurubatuba na Linha 9-Esmeralda da CPTM, Campo Limpo na Linha 5-Lilás, região de Taboão da Serra, cruzando com a Linha 4-Amarela, Belo Monte cruzando com uma extensão proposta da Linha 17-Ouro, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

arco-sul

As informações da linha acima mencionada, são frutos do estudo intitulado “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos”


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

4 Comentários deste post

  1. Créditos da 1° imagem a mim e ao site Skycrapercity.

    SavianoMarcio / Responder
  2. O correto seria, na região do ABC, ou ao menos Santo André e SCS, ter a continuação da linha verde do metrô ou conexão com a mesma.
    Incluir mais linhas aumentando o atendimento pela CPTM, ao meu ver é um erro. O serviço prestado não é satisfatório, sem segurança, superlotado, sem conforto, ar-condicionado somente nas extremidades do vagão e intervalos grandes.

  3. Enquanto for este governo não sai nada

    Wagner / Responder

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