Shinkansen – Trem bala
TAV

“Momento não era adequado” diz Dilma sobre Trem Bala

Shinkansen – Trem bala
Shinkansen – Trem bala

Promessa de campanha da atual presidente da República e candidata a reeleição Dilma Rousseff , o trem bala não saiu do papel. Porém, sem dar prazos, Dilma defendeu o projeto.

Na semana passada a presidente afirmou que o projeto de construção do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo ainda tem condições de ser desenvolvido pelo governo, e que não teve prosseguimento porque o “momento não era adequado” em virtude da crise do euro e não havia a competição necessária.

“Preferimos adiar o processo, deixamos as coisas ficarem mais fáceis internacionalmente”, afirmou. A presidente afirmou que seria uma “temeridade” levar o processo adiante naquele momento. Nas palavras de Dilma, o Brasil precisa do modal para propiciar uma diminuição da pressão sobre as grandes cidades e permitir que a população more em municípios onde o preço da terra mais barato. “O trem-bala é para resolver uma questão urbana. Há imensa concentração de população entre São Paulo e o Rio de Janeiro”, afirmou.

O projeto nasceu na década passada para atender a demanda de torcedores da copa do mundo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus