São Paulo

Aumenta o número de paulistanos que possuem carro

Se por um lado o morador da cidade de São Paulo esta mais sensível a causa da mobilidade urbana que privilegia o uso do transporte público, seja por ônibus ou no transporte sobre trilhos, ou até mesmo na ampliação das ciclovias na cidade, por outro aumentou o percentual de munícipes que possuem veículo próprio, seja pela facilidade que o próprio governo oferece na compra de veículos novos ou até mesmo carros seminovos, quando o cidadão encontra facilidade no pagamento com a isenção de taxas.

Segundo a Oitava pesquisa Ibope de Mobilidade Urbana, encomendada pela Rede Nossa São Paulo, cresceu em 10 pontos percentuais quem tem carro em casa, de 52%, em 2013, para 62%, em 2014. O acréscimo foi registrado em todas as faixas de renda, escolaridade e regiões da capital paulista. Também cresceu de 27% para 38% o índice dos que utilizam o carro “todos os dias” e “quase todos os dias”.

Obviamente não se deve ser contra a compra de carros, mas sim o uso racional nos deslocamentos. Claro que nem sempre a qualidade do transporte público ajuda nesta questão.

Junto com isso aumentou o tempo em que o paulistano gasta no trânsito: 2h46 horas perdidos no trânsito por dia. Este tempo pedido poderia ser gasto com outras atividades, como esportivas, de lazer, ou até mesmo com mais tempo de convivência entre os familiares e amigos.

Entre os motoristas, passou de 82% para 90% o indicador de favoráveis à aplicação de multas para quem desrespeitar a faixa de pedestres. Também aumentou de 36% para 43% o numero de pessoas que são favoráveis ao rodízio de dois dias na semana. Já o desrespeito ao motorista ou ao ciclista, 80% dos entrevistados dizem que a pratica é comum de ambos os lados.

6jun2014---transito-intenso-na-radial-leste-zona-leste-de-sao-paulo-na-manha-desta-sexta-feira-durante-greve-dos-metroviarios-a-cidade-bateu-um-novo-recorde-de-congestionamento-no-transito-para-o-1402056964200_1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus