Mobilidade Urbana

25% dos deslocamentos de carros em SP são feitos em trajetos curtos

Já imaginou o que representaria retirar até 25% da circulação dos carros na capital paulista? Emendo com outra pergunta: Será que todos os deslocamentos feitos por automóveis são extremamente necessários? Esta questão esta intimamente ligada com um dado divulgado pelo Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Guilherme Wisnik, em coluna no jornal “Folha de São Paulo“: De acordo com o professor, 25% dos deslocamentos na capital paulista utilizando automóvel são feitos em trajetos curtos, cerca de 3 km.

O índice é maior por exemplo do que a prefeitura estima em retirar do trânsito com uma possível ampliação do rodizio municipal: a ação que inclui 172 ruas e avenidas tem a estimativa de diminuir o trânsito em cerca de 20%.  Ou seja, o rodizio que esta atualmente em vigor não atinge nem este índice.

carrodependencia_06

A informação por parte de quem é especialista na área, desmonta a ideia de que todo o motorista do carro precisa se deslocar por morar longe. Por outro lado, prova que existem muitos deslocamentos em pequenas distâncias que podem ser feito por exemplo por bicicleta.

Não vamos ser hipócritas em dizer que a cidade possuí um excelente sistema de transporte, e que todos os bairros possuam ciclovias, o suficiente para convencer estes motoristas a largar o carro na garagem. Por outro lado a informação acima mencionada mostra uma verdade paulistana: existem sim que use o automóvel de maneira supérfula.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus