Ciclista

Prefeitura irá dar orientações pedagógicas para a população sobre o funcionamento das ciclovias

Com a implantação das ciclovias na capital paulista não é raro ver outro meio de transporte ocupar as faixas que são exclusivamente das bicicletas. Algumas reportagens relatam motos e até cavalos transitando pelo espaço, claro que parte destes editoriais tenta transformar o fato em justificativa para uma possível falta de demanda de ciclistas, ignorando pesquisa de diversos órgãos (CET, Pesquisa Origem-Destino do Metrô são exemplos) que comprovam necessidade de dar espaços aos pedalantes.

age20140718038

Respondendo sobre o esta questão, o prefeito Fernando Haddad disse nesta quarta-feira (13), que a “cultura” do paulistano em relação a estes espaços precisa mudar, e lembrou da invasão que acontecia durante a implementação das faixas exclusivas de ônibus, tanto pelas motos quanto por carros.

Neste primeiro momento a Prefeitura irá dar orientações pedagógicas para a população sobre o funcionamento das ciclovias.

“Depois que 90% das pessoas tiverem entendido, o resto você pune com intensificação da fiscalização. O início é pedagógico. É um processo. No começo das faixas exclusivas de ônibus os carros invadiam. Fizemos a licitação de radares, intensificamos a fiscalização da CET. É uma cultura que precisa mudar e isso leva algum tempo” – disse o prefeito.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus