Metrô SP

Portas Plataformas começam a operar na estação Vila Matilde em setembro

Há pelo menos 4 anos, quem passa pela estação Vila Matilde situada na zona leste de São Paulo pode reparar que existem estruturas iguais das novas paradas, as portas de plataformas. O Metrô de São Paulo voltou a testar os equipamentos na Linha 3-Vermelha, e segundo a assessoria da empresa as estruturas devem começar a operar em setembro:

As portas de plataforma da Vila Matilde devem entrar em operação no próximo mês de setembro. diz a nota do Metrô ao Via Trolebus.

Eram previstos ainda que outras 12 estações teriam os equipamentos que dão mais segurança aos usuários, entre elas Artur Alvim, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Marechal Deodoro. Porem, a companhia nos informou vai rescindir o contrato com a empresa que esta prestando o serviço: “Após a finalização da instalação das portas em Vila Matilde, o Metrô iniciará processo de rescisão do contrato (que prevê a instalação em outras 12 estações), já que ficou comprovada, pela experiência em Vila Matilde, a falta de capacidade da empresa em executá-lo.” – diz a nota.

portas-vila-matilde-arquivo

A respeito do prazo, o Metrô esclarece que por conta de problemas financeiro houve atrasos na execução dos trabalhos: “o consórcio vencedor do processo licitatório e contratado para executar a instalação das portas de plataforma era formado por duas empresas, uma coreana e outra brasileira. Durante a execução do contrato, contudo, a empresa brasileira (Trends) apresentou problemas de ordem financeira, o que levou à paralisação dos serviços no início de 2011. A partir de então, a empresa coreana (Poscon) assumiu a totalidade do objeto contratado e retomou os trabalhos de instalação dos equipamentos em junho de 2012. Pelo atraso no cronograma original de entrega, o Metrô aplicou a multa máxima prevista em contrato, de 10% do valor total.” – diz o comunicado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus