VLT

Osasco quer verba federal para VLT que vai ligar a cidade à Cotia

Buenos_Aires_Celeris_Tramway_1

Em março deste ano noticiamos aqui no Via Trolebus sobre a intenção da prefeitura de Osasco em construir um VLT ligado a cidade ao município de Cotia. Relembre aqui

Segundo o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, estão sendo solicitados recursos junto ao governo federal para o projeto: “Há vários fatores que favorecem essa proposta: estamos em área de limite entre dois municípios e em uma região muito populosa, como os bairros do Veloso, Padroeira e Santo Antônio, e que utiliza transporte coletivo. Além disso, vamos usar uma faixa de domínio do Rodoanel, sem precisar fazer desapropriação, o que barateia o custo”, explicou.

De acordo com o prefeito, o governo federal liberou recursos para elaboração do projeto de viabilidade técnica e econômica do VLT, no entanto a conexão com o Terminal Metropolitano do Km 21 entre Osasco e Carapicuíba, pode acelerar esse processo. “Nós já mostramos que há viabilidade técnica total, porque não há inclinação no trajeto. E também econômica, porque vai atender entre 600 mil e 700 mil pessoas. O que vamos tentar fazer agora é ganhar um passo nesse processo, para fazer já o projeto executivo da obra. Pedi para a EMTU nos ajudar a defender isso. Seria parceria Estado, prefeitura e governo federal”, completou Lapas.

O projeto executivo é o passo anterior à abertura da licitação. Porém, segundo o prefeito, ainda é cedo para estimar prazos de execução das obras.

Com as informações de Cotia Todo dia

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus