SPTrans

Ônibus estão mais rápidos na Av. 23 de Maio com faixa exclusiva, diz instituto

A faixa exclusiva de ônibus implantada na avenida 23 de maio trouxe vantagens para os passageiros das linhas que passam pela via. Segundo o Iema – Instituto de Energia e Meio Ambiente, com base em 145 mil viagens monitoradas por dados de GPS, o ganho de velocidade no trecho foi de 21,7%.

Os dados, porem, divergem do anunciado pela prefeitura de São Paulo, que chegou a anunciar que os ganhos com a estrutura foi na ordem de 45%.

O instituto fez uma comparação de duas semanas de setembro de 2012, antes da implantação das faixas, e de duas semanas do mesmo mês de 2013, quando a faixa de ônibus já estava instalada. Este ganho ocorreu nos horários de pico.

No pico da tarde que representa o horário de maior movimento, a velocidade cresceu 22,1%, de média de 13,6km/h para 16,6km/h. Já no período da manhã, os ônibus ficaram 17,7% mais rápidos, com velocidade indo de 14,1km/h para 16,9 km/h.

A cidade conta com 460 km de vias para os ônibus.

Secom_Fabio_Arantes_faixa_onibus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus