Ciclista

Norte-americano cria bicicleta que dispensa manutenção

A bicicleta como qualquer outro meio de transporte requer manutenção, periódica inclusive para você não ter suspresas desagradáveis durante seu trajeto. Mas, já imaginou dispensar este serviço sem perder a segurança? O norte-americano Dave Weiner criou uma bike que dispensa as idas no mecânico. O projeto foi para o Kickstarter, em busca de financiamento coletivo, e arrecadou quase 20 vezes o valor planejado.

A bicicleta foi apelidada e Priority e é ideal para quem faz deslocamentos nas cidades, e como todo habitante da metrópole que tem pouco tempo para os serviços de manutenção. O quadro é todo em alumínio, sendo uma opção mais barata do que a fibra de carbono, mas altamente resistente, inclusive à ferrugem, essencial para quem mora em cidades do litoral. Essa matéria-prima também deixa a bicileta mais leve, facilitando o transporte, principalmente em meios urbanos.

prioritybike

Outro detalhe surpreendente é a corrente, peça que requer muita manutenção sempre em lubrificação e ferrugem. Então, o norte-americano se inspirou na Harley Davidson. A fabricante de motos usa, desde 1984, correias de transmissão em seus equipamentos. A opção é muito mais durável e torna a pedalada mais suave e limpa.

prioritybike1

os pneus são de alta resistência. O criador afirma que será necessário muito esforço para perfura-los. Não que os furos sejam impossíveis, mas serão bem menos comuns do que em pneus tradicionais. As rodas são fixadas à bicicleta no modelo antigo, com parafusos. Isso dificulta furtos, por tornar a retirada muito mais lenta do que com as simples alavancas.

prioritybike2

O norte-americano também afirma que a montagem da bicicleta é feita em apenas cinco minutos e não necessita de conhecimento prévio. Confiante em seu produto, Weiner começa a entregar a bicicleta aos primeiros compradores que apoiaram o projeto já no próximo mês. Ele também possui uma loja em Nova York e faz questão de lembra que “a vida é curta demais para pedalar uma bicicleta ruim”.

Com as informações de ciclovivo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus