Internacional Trólebus

Capital do Paraguai vai construir corredor de trólebus

Os trólebus são ônibus que não emitem poluentes e pela sua eficiência comprovada, foi nos últimos anos expandido em países da Europa. Quando instalados em corredores exclusivos, suas vantagens se sobressaem em relação aos veículos a diesel, pela sua aceleração constante e frenagem suave.

lightram06

Em Assunção, capital do Paraguai, será erguido um novo corredor de trólebus. De acordo com o portal Mobilize o BRT terá cerca de 18 km, com veículos articulados. O projeto inicial previa o uso de ônibus diesel, porém por pressão da imprensa, de organizações da sociedade e políticos levou à opção final por ônibus elétricos.

Serão 200 biarticulados e 200 ônibus comuns, com ar-condicionado, indispensável na capital que chega a atingir até 47 graus no Verão, devem carregar até 300 mil pessoas por dia a uma velocidade média de 25 km/hora. O projeto prevê estações de embarque inteligentes, dotadas de leitores de cartões magnéticos, o que permitirá o transbordo dos passageiros de um ônibus para outro sem a necessidade de pagar nova passagem, como um bilhete único.

As obras devem começar em 2015, junto com a reurbanização de avenidas, implantação de amplos passeios para pedestres e a reconstrução de redes de águas pluviais e de esgotos em várias avenidas de Assunção. O custo estimado das obras é de 212 milhões de dólares.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus