Metrô de Londres com wi-fi
Internacional

51% das redes de Metrôs do mundo possuem Wi-Fi

Estudo aponta que mais de 70% das redes metroviárias do mundo possuem algum tipo de conexão, seja Wi-Fi ou via rede móvel. O levantamento feito em conjunto com a organização não-governamental New Cities Foundation e a fornecedora sueca Ericsson, foi divulgado nesta semana e realizado em 48 metrôs em 28 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile e México.

O estudo apontou que 51% dos metrôs têm Wi-Fi, 6% têm 2G, 43% possuem 3G e 31% contam com 4G. Os dados mostram que as regiões do Oriente Médio e Ásia/Pacífico lideram a conectividade nesses meios de transporte, mostrando 100% e 91% de sistemas conectados respectivamente. Na Europa, 88% dos metrôs são completamente conectados, enquanto o percentual é de 67% para a América Latina e América do Norte. Na Eurásia (Rússia), essa proporção cai para 33%.

Metrô de Londres com wi-fi
Metrô de Londres com wi-fi

A pesquisa revela uma grande discrepância no que se refere a conectividade móvel (nas estações e vagões) por localidade. Fora a região da Rússia, a América Latina é a única que não possui atualmente cobertura total ou parcial de rede 4G, sendo toda ela dedicada à rede 3G. Porem na América do Norte, que hoje oferece cobertura total LTE em seus sistemas. As regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio possuem cobertura equilibrada entre as duas tecnologias, enquanto na Europa ainda há cerca de 15% com cobertura 2G.

Já apenas a conectividade nas composições, a América Latina tem cobertura em 50% dos sistemas. Dentre os metrôs que contam com essa cobertura, cerca de 30% possuem conectividade total e 20% parcial. Na região, segundo o estudo, 100% da cobertura (total ou parcial) é realizada com a tecnologia 3G. Note-se que na América do Norte (50%), Europa (10%) e Ásia-Pacífico (cerca de 15%) ainda há a presença de conexão 2G.

Cerca de 60% dos sistemas possuem cobertura total. Dentre os 40% que oferecem cobertura parcial, o Brasil aparece em dois extremos: Rio de Janeiro aparece entre as cidades que possuem menos de 25% de estações conectadas (ao lado de Marselha, Atenas, Roterdã, Vancouver e Nova York), enquanto na categoria dos que possuem mais de 75% das estações com conectividade, São Paulo figura ao lado de Buenos Aires e Filadélfia.

75% da rede de metrô em SP possui sinal de internet móvel, diz estudo
75% da rede de metrô em SP possui sinal de internet móvel, diz estudo

Em 84% dos sistemas de metrô, a responsabilidade do sinal é por parte das companhias de telecomunicações, a exemplo de São Paulo. 83% dos sistemas de transporte metroviário na América Latina têm previsão de expansão da conectividade.

Com as informações de Teletime

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus