Brasil

Maioria da população se desloca por ônibus no transporte público, diz pesquisa

Mercedes-Benz_02

Seguindo as postagens refente a uma pesquisa feita pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, que aborda o mais recente relatório do SIM – Sistema de Mobilidade Urbana da ANTP referentes aos dados de 2012, o texto a seguir mostra que a maioria da população brasileira se desloca por ônibus dentro do grupo daqueles que usam o transporte público. Na postagem anterior foi discutido que os deslocamentos por carros representam 85% dos gastos mas só atendem 31% das pessoas. O estudo abrange os sistemas de transportes de cidades com 60 mil habitantes ou mais, o que representa 438 municípios que somam 119 milhões de habitantes – 61% da população brasileira.

“O relatório informa que do total das viagens realizadas em transporte coletivo (18,2 bilhões) nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, 70% delas aconteceram em ônibus municipais, 17% em ônibus metropolitanos e 13% em trilhos” – diz a ANTP em nota.

No entanto a pesquisa aponta que pelo fato do transporte público não receber prioridade no espaço urbano e nas políticas para a mobilidade, faz com que as pessoas percam mais tempo no meio coletivo: “Nestes deslocamentos os habitantes das cidades que formam o universo da pesquisa (com mais de 60 mil moradores) gastam, por ano, 22,4 bilhões de horas para deslocar-se. A maior parte do tempo é gasta nos veículos de transporte público (49%), seguido pelas viagens a pé (25%). O usuário de transporte coletivo está sujeito, assim, a tempos médios de viagem superiores – gastam mais tempo, portanto, em seus deslocamentos. Conclusão: o transporte coletivo representa 29% do total das viagens, mas consome 49% do total de tempo na mobilidade.” – dia a ANTP.

O relatório completo pode ser baixado aqui

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus