7 cenas que você não vai mais ver no transporte público de SP

Recordar é viver. Separamos aqui algumas imagens que fizeram parte do transporte público na cidade de São Paulo. Viaje conosco:

1# Ônibus fofão

93673595

O Fofão foi uma tentativa mal sucedida de se ter ônibus de dois andares na cidade de São Paulo. O então prefeito Jânio Quadros, grande admirador da cidade de Londres, encomendou à então Compania Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) que desenvolvesse um protótipo, que por fim foi apresentado no final do ano de 1987, mas pela falta de capacidade técnica, acabou sendo repassado à encarroçadora Thanco.

2# Frota Cobrasma do Metrô

6511447171_6203448ec5_z

Recentemente o Metrô enviou o último trem da frota C – Cobrasma para a modernização. As composições antigas cada vez mais serão raras, já que a companhia está modernizando os trens.

3# Trólebus na zona norte

ha47anos

Momento da inauguração da primeira linha de trólebus na Avenida Leôncio de Magalhães. Os ônibus elétricos rodaram na zona norte até 2002.

4# Trem para Santos

4822547509_3858d71a8f

Já imaginou descer a serra de trem rumo ao litoral? Sim, era possível e existiam dois caminhos. Por Paranapiacaba usando os trilhos da Linha 10, ou então pelo ramal Mairinque-Santos, usando a via da Linha 9-Esmeralda. Existem planos para volta do trem para Santos, porem ainda só na promessa.

5# Pingentes em trens

ER440 002

Nos anos 90 até meados da década passada era possível ver passageiros pendurados viajando nas composições da CPTM.

6# Bonde em São Paulo

Bonde circula por SP em 1966

Durante décadas, mais precisamente entre 1871 (tração animal) até a meados de 1960, os bondes circularam na capital paulista, mas o “progresso” do transporte individual acabou por tirar este tipo de modal das ruas, e São Paulo que tinha uma estrutura completa do que poderia ser hoje uma rede de VLt’s ficou a ver navios e congestionamentos.

7# Trólebus em Santo Amaro

1486727_636183236425136_1526351704_n

Imagem de Norberto Pollak

Os bairros de Santo Amaro, Pinheiros, Butantã e Jardins já tiveram linhas de trólebus. As redes foram suprimidas entre 2003 e 2004.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

3 Comentários deste post

  1. Saudade…

    Patricia de Sampa / Responder
  2. Tirando o trem para Santos, o resto não faz falta NENHUMA para a cidade. Precisamos de trens e ônibus cada vez mais novos, modernos e confortáveis para a população.

    Harley Pin / Responder
  3. Trólebus Operam Atualmente Por Uma Empresa da Zona Leste, o Povo Tá de Saco e Quer Mais Trólebus Para as Zonas: Norte, Sul e Oeste da Capital Paulista. Já Tem Partes do Brasil Que Estão Carentes de Transporte Sobre Trilhos e Tá na Hora da Tortura de Ir de Ônibus, Avião Chegar ao Fim

    Michell / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*