Trens Regionais

Alckmin espera autorização federal para lançar plano de trens regionais

Promessa de campanha da gestão Alckmin para o mandato que acaba este ano, a volta dos trens regionais vai ficar para a próxima gestão, seja do tucano ou do próximo governador (se der continuidade ao projeto).

Em entrevista a rádio Jovem Pan desta terça-feira (3), o governador detalhou um projeto que promete interligar cidades do estado. De acordo com Alckmin, é esperado uma autorização por parte do governo federal para implantar um sistema de mobilidade intercidades, através da volta dos trens regionais.

“Nós estamos fazendo um programa intercidades, já pedi ao governo federal. O trem [de média velocidade] sai de Americana, Campinas, vem para para São Paulo, Santo André até Santos. E oeste-leste sai de Sorocaba, São Roque, São Paulo até Taubaté. Precisamos do lado do trem de carga, o espaço porque cabem cinco linhas. Já pedimos ao Ministério dos Transportes, se eles nos derem o ok, nós lançamos o edital imediatamente”, contou na rádio.

Esta autorização trata-se do uso do leito ferroviário para as linhas de trens intercidades, que o espaço ainda esta sobre jurisdição do governo federal. Segundo ainda o Governador o ramal que ligará Americana à Santos, passando por Campinas e São Paulo será o primeiro a ser construído.

Lembramos que inicio da gestão de Alckmin foi prometido para 2014 um trem regional que ligaria São Paulo a Jundiaí, e posteriormente outros ramais seriam construídos. Ficou na promessa…

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK17337_estr.ferro-paranagua-curitiba-viaduto-carvalho800.jpg

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus