Metrô SP

Site lista os 10 mandamentos do Metrô

Recentemente o Movimento #ObrigadoSP lançou uma campanha para promover a gentileza nos transporte público. Trata-se de distribuição de cartões com a frase “Obrigado” e “Parabéns”. Agora o grupo divulgou em sua página, os 10 mandamentos para o usuário do Metrô, que vale muito a pena conferir e espalhar a prática:

Não entrarás no trem enquanto as pessoas não saírem.

Faça como Moisés. Abra o caminho e deixe que as pessoas passem, depois você entra.

Se empurras, serás empurrado.

Newton já sabia disso: Ação e Reação, ou melhor: tudo que vai, volta.

embarque-dificil-plataforma-se-lotada

Se tens pressa, respeitarás os apressados.

Nós somos muitos, temos que nos unir. Estamos no mesmo barco (afundando), cada minuto é precioso. Então respeite. Vamos todos tentar chegar o menos atrasado possível, mas com respeito!

Se não tens pressa, ficarás a direita.

Muita gente perde o horário, você já deve ter perdido também. Se não está com pressa deixe os apressados passarem a sua esquerda e fique tranquilo(a) na direita.

DSC00092

Irás tirar a mochila das costas quando entrares no trem.

(Releia a lei de Newton do 5o mandamento). Sua mochila pode ir entre as suas pernas, outra pessoa não. O ser-humano ainda não tem coordenação motora suficiente para não bater a mochila em todo mundo que está ao seu redor quando se vira.

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS APÓS PROBLEMAS NO METRÔ.

Aguardarás o próximo, se o trem lotar.

Mais uma lei de Newton (certeza que ele pegava trem). Dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Se o trem lotar, aguarde o próximo (lembre-se dos 2 primeiros mandamentos) e embarque. Você vai esperar 1 minuto e o trem estará mais vazio.

Ficarás atrás da faixa amarela.

Isso não é um desafio, é um aviso. Se você se sentir tonto ou perder o equilíbrio nesta região você pode cair nos trilhos. Lembre-se do 1o mandamento também.

met

Não sentarás nos bancos preferenciais.

Está é para você que não se encaixa em nenhum dos desenhos daquela plaquinha azul sabe? Fingir estar dormindo só piora a situação.

SAM_9711

Sairás da região da porta quando não fores sair na próxima estação.

A porta foi feita para entrar ou sair. Não seja um cone, seja inteligente e saia do caminho das portas. Se por acaso você estiver na porta e não conseguir se movimentar (porque não seguiu o 5o mandamento), saia do trem e fique a direita. Assim que todos saírem você volta.

Não usarás celular quando estiveres andando.

Além de você trombar em objetos, nas pessoas e tropeçar. Você acaba atrasando todo mundo que está tentando te passar. Se quiser mesmo assim usá-lo, releia o 3o mandamento.

Com as informações de #ObrigadoSP

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus