Imagem de William Molina
CPTM

Nova estação em Santo André não tem data para sair do papel

Imagem de William Molina
Imagem de William Molina

E mais uma promessa da gestão Alckmin na área de mobilidade urbana não será cumprida. O Governo de São Paulo, em outubro passado, havia prometido uma nova estação para a linha 10-turquesa, da CPTM, para a cidade de Santo André. A nova plataforma ficará próxima à estação desativada Pirelli.

Em dezembro, o presidente da companhia, Mário Manuel Bandeira, garantiu que o local exato da nova estação seria definido até este mês. No entanto, o prazo não será cumprido. A CPTM informa que apenas o projeto básico para a obra foi feito. O documento indica a viabilidade de mais uma parada no percurso, mas não apresenta informações precisas. Para que haja nível de detalhamento mais aprofundado, é necessária a realização do projeto executivo, que sequer foi licitado. Também não há estimativa de quando será feito o chamamento às empresas interessadas em desenvolver o estudo. O material apresentará dados como investimento necessário e demanda diária prevista.

A CPTM informa ainda que esta parada terá conexão coma futura linha 14 – ônix, que ligará Santo André ao Aeroporto de Guarulhos, mas essa é uma promessa que não deve sair do papel nos próximos 10 anos.

Inicialmente, quando foi feito o anúncio de que a Linha 10-Turquesa teria mais um ponto de parada, a informação dada pelo Estado foi a de que haveria a reabertura da Estação Pirelli. Após estudos, chegou-se à conclusão que o procedimento seria inviável e, por isso, a companhia decidiu construir outra plataforma, que levará o nome de Estação ABC.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, pretende marcar uma reunião com o Governador Geraldo Alckmin o mais rápido possível para tratar deste assunto. Ele também quer saber como está o cronograma para a reforma das demais estações da cidade (Utinga, Santo André e Prefeito Saladino).

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus