A Prefeitura de São Paulo vai repassar R$ 360 milhões para o Governo do Estado investir nas obras das linhas 15-Prata e 17-Ouro. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) participaram nesta sexta-feira (14) de uma cerimônia realizada na sede da Prefeitura no Viaduto do Chá para firmarem o acordo.
Leia também: Metrô adia entrega do Monotrilho da Linha 15 para Maio
No caso da linha 15, o novo recurso vai possibilitar leva-la até a Avenida Jacu-Pêssego, passando por parte da Avenida Ragueb Choffi, na Zona Leste. O ramal ligará a estação Ipiranga, até a Cidade Tiradentes, passando pela Vila Prudente e São Mateus.
Já na linha 17, o ramal poderá ter as obras iniciadas entre o Aeroporto e o Jabaquara, integrando com a Linha 1-Azul do Metrô, e na outra ponta até a estação São Paulo-Morumbi: “É um gesto que vai ao encontro do desejo da população e que os dois entes colaborem para dar respostas rápidas a questão da mobilidade”, afirmou Haddad.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, com o repasse da Prefeitura será possível construir dois pátios, ao invés de um, o que vai agilizar a operação . “Tem o pátio de Oratório e nós estamos firmando esse convênio com a Prefeitura que viabiliza também a chegada no pátio Ragueb Choffi, que fica no lado da Jacu Pêssego. Por que dois pátios? Com 27 km de extensão, se você tivesse uma ponta só com pátio, de manhã ao iniciar a operação, até que nós conseguíssemos formar o carrossel todo nos 54 km [ida e volta] algumas estações começariam a funcionar 5H40 o que seria um grande erro para os usuários”, explicando a necessidade das duas áreas.