Internacional Trólebus

Os trólebus biarticulados da Suiça

Em postagens anteriores aqui no Via Trolebus, onde o tema “trólebus” foi abordado, sempre fizemos a questão de mostrar que o modal tem ganhado destaque nos últimos anos em cidade da Europa, contrariando o opinião de alguns que dizem que o veículos não tem mais espaço nas ruas. Claro que lá a tecnologia avançou minimizando muitos os problemas que nós paulistanos enfrentamos com as nossas linhas de ônibus elétricos, como falta de energia e escape de alavancas.

Desta vez vamos falar dos trólebus da cidade de Zurique, na Suíça. O sistema foi implantado no ano de 1939, possuí atualmente seis linhas operadas com uma frota de 78 trólebus. Entre 2006 e 2008 foram incorporados 21 trólebus biarticulados de 25 metros, com capacidade para 200 passageiros cada, para atender a demanda crescente de usuários. A rede da cidade possuí uma extensão de 54 km. Nos horários de pico, o intervalo entre os veículos chega a 5 minutos. Outras 13 cidades da Suíça possuem sistema trólebus.

lightram06

De acordo com a empresa que opera o sistema, o trólebus apesar de ter uma estrutura mais cara para implantação, contando os veículos, subestações e rede elétrica, no final das contas acaba custando cerca de 80% a menos que veículos a diesel. Um dos fatores é que o modal pode durar cerca de 30 anos, contra os 14 dos ônibus convencionais.

lightram03

A rede elétrica é do sistema flexível, inclusive curvas e chaves, diferentemente de São Paulo, onde os ônibus elétricos precisam reduzir a velocidade para não ocasionar o escape das alavancas. Nem é preciso mencionar o pavimento impecável da cidade, contribuindo para a operação dos elétricos.

lightram02

Talvez o quesito mais favorável ao trólebus e a emissão 0 de poluentes. Na atualidade, outros veículos sustentáveis vem sendo apresentado, como ônibus a bateria, e que também são boas alternativas para os ônibus a diesel, esses que emitem gazes venenosos a saúde.

YouTube video

lightram04

lightram05

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus