Ciclista testa capacete nas ruas de S. Francisco
Ciclista Tecnologia

Capacete avisa ciclistas sobre aproximação de carros

Se o motorista do carro não respeita nem os outros veículos, o que dirá de ciclistas, sem falar dos pedestres. Pensando nisto, um grupo de estudantes do College of the Art, na Califórnia, EUA, em parceria com a Intel, inventou um capacete para garantir uma maior segurança dos pedalantes, visando reduzir o número de acidentes. O chamado Look System, trata-se de um capacete que alerta os ciclistas das interferências na via, e possíveis ameaças.

“Existe uma má percepção entre os ciclistas de que viver com um certo nível de perigo é aceitável”, conta Laurel Deel, um dos estudantes envolvidos no desenvolvimento do capacete.

Ciclista testa capacete nas ruas de S. Francisco
Ciclista testa capacete nas ruas de S. Francisco

O Look System avisa quando um veículo ou outro objeto se aproxima. O capacete vibra na direção geral desse obstáculo, permitindo perceber de onde vem o perigo. É uma “inovação que poderá revolucionar a forma como até agora se andava de bicicleta”, explicam os estudantes.

O capacete armazena todos os dados registrados ao longo do percurso, de modo a poder mostrar aos futuros urbanistas quais os pontos que representam maior perigo para quem anda de bicicleta na cidade.

Os estudantes já concluíram um protótipo do capacete, mas revelaram que este é ainda bastante rudimentar. De acordo com o jornal Huffington Post, os testes de estrada com o capacete têm mostrado que as vibrações não são particularmente perturbadoras para os ciclistas em movimento.

Com as informações de “Um carro a menos”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus