Monotrilho

Piscinão será local do pátio da linha 17

l17-vt-080613_zps42f4c537Eu que acompanho de perto as obras da linha 17-ouro sempre me indaguei onde seria o pátio dos monotrilhos. Nunca vi uma reportaagem ou comentário sobre isto. Mas, agora, com um decreto do prefeito Fernando Haddad, já sabemos onde será.

O decreto emitido no último sábado , autoriza o Metrô de São Paulo a usar o Piscinão do Jabaquera para a construção da área de manobras e estacionamento. Com isso, quatro quadras poliesportivas e uma pista de skate, todas públicas e dentro do terreno, serão fechadas.

Por sua vez, a Prefeitura impôs ao Metrô, controlado pelo governo do Estado, a obrigação de remanejar os equipamentos sociais ali situados, “evitando a interrupção dos serviços prestados à comunidade”. A área destinada a essa obra totaliza cerca de 64,3 mil metros quadrados.

O pátio de estacionamento e manobra dos trens da Linha 17 será construído sobre o Piscinão do Jabaquara, que hoje é a céu aberto. Segundo o projeto básico da obra, o local terá dois níveis – um para reparos e outro de “garagem” das composições – e capacidade para 27 trens.

O decreto de Haddad determina que a limpeza e a manutenção do reservatório “serão compartilhadas entre o Metrô e a Subprefeitura de Santo Amaro”. Além disso, o Metrô deverá observar que, na obra, haja “pé direito mínimo para acesso de caminhões e equipamentos pesados, de forma a viabilizar a limpeza e o desassoreamento” do piscinão.

A linha 17, em seu primeiro trecho, ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da linha 9-esmeralda da CPTM.

A Assessoria de Imprensa do Metrô afirmou que a entrega desse trecho será em 2014. Mas o gerente de Planejamento do Metrô, Alberto Epifani, disse o seguinte, na semana passada: “Em 2015, eu vou entregar o trecho desde o Jardim Aeroporto até Morumbi, da CPTM, com uma ligação que vai engatar o Aeroporto de Congonhas à linha”. O prolongamento oeste do monotrilho, até a Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, segundo Epifani, ocorrerá em 2016, assim como a extensão leste, até a Estação Jabaquara, da Linha 1-Azul.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus