SPTrans

TCM recomenda que Prefeitura apure com rigor indícios de irregularidades no Consórcio Leste 4

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo, em analise da administração do governo de Gilberto Kassab, determinou que a Prefeitura esclareça e apure indícios de irregularidades envolvendo as empresas de ônibus do Consórcio Leste 4. De acordo com documento, publicado no Diário Oficial do Município, a prefeitura terá 150 recomendações do TCM.

São 32 recomendações que envolve o transporte da capital. Sobre o Consórcio Leste 4 e cooperativas de ônibus e miniônibus, o documento traz cinco recomendações, entre elas, qual é a efetiva participação da Happy Play Tour no Consórcio Leste 4?. Já que a empresa ganhou licitação como operadora, recebe repasses de dinheiro pelas outras empresas do Consórcio Leste, mas não possui um ônibus em operação.

Outro fato que chamou a atenção do TCM é o fato de não haver comprovação de propriedade dos ônibus nas empresas do Consórcio Leste 4. Isso mostra que apesar de se apresentar legalmente como uma empresa S.A., a Novo Horizonte funciona como cooperativa. O que é irregular, já que a Novo Horizonte entrou no sistema como uma companhia para operar o sistema estrutural. Outro ponto é a confusão patrimonial entre a Cooperativa Nova Aliança e a Empresa Novo Horizonte é outro ponto que intriga o TCM. Donos de micro-ônibus da Nova Aliança possuem veículos na Novo Horizonte. Contas da cooperativa são pagas com recursos da empresa.

Por Renato Lobo, com as informações de Blog Ponto de Ônibus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus