Ciclista

Após críticas a texto do Diário Oficial, governo diz ser favorável a bicicletas

O “Diário Oficial do Estado de São Paulo” publicou em sua capa nesta quarta-feira (11) reportagem sobre pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde sobre o aumento do número de acidentes envolvendo ciclistas. No texto é reproduzida uma opinião do chefe do grupo de trauma ortopédico Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC), Jorge dos Santos Silva, que diz não recomendar o uso das bicicletas no trânsito.

A reportagem tem como título “Mais ciclistas, mais acidentes”. O texto no “Diário Oficial” aborda pesquisa divulgada em junho, que aponta que nove ciclistas são internados a cada dia em hospitais públicos do estado de São Paulo devido a acidentes de trânsito.

“Para não colocar a vida de quem pedala em risco, recomendo não usar a bike no trânsito de São Paulo. É uma opção segura de lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias instaladas na capital, aos domingos”, disse o médico, segundo o texto, que está disponível na página da Imprensa Oficial.

De acordo com Felipe Aragonez, membro do Instituto CicloBr, a publicação foi um “tiro no pé”. “Foi um erro fatal. Nós temos reuniões constantes com o governo para tratar da situação das bicicletas na cidade e eles nos dizem que a bike é algo bom. Aí agora vem uma coisa dessas”, disse ele. “Foi um atestado de que o governo não está dando a estrutura e a segurança necessárias para esse meio de transporte.”

Ao longo do dia, ciclistas criticaram a abordagem do tema em posts no Twitter e no Facebook. No fim desta tarde, o governo do estado de São Paulo divulgou nota afirmando ser favorável ao uso das bicicletas. A assessoria de imprensa lista ações de incentivo ao uso da bicicletas adotadas na gestão e afirma que o texto no “Diário Oficial” reproduz apenas a opinião pessoal de um especialista.

Segundo a secretaria de Saúde, em 2011, 3,4 mil ciclistas vítimas de acidentes foram internados, gerando um gasto de R$ 3,25 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com o levantamento, pelo menos um ciclista internado morre por dia.

Nota do governo

Veja abaixo a nota do governo:

“O Governo do Estado de São Paulo é absolutamente favorável à ampliação do uso de bicicletas na capital e em todo o Estado, não só para lazer como também para trabalho. Trata-se de meio de transporte não poluente e que traz qualidade de vida às pessoas.

Provas disso são os esforços já realizados e/ou em curso para aprimorar a oferta deste tipo de transporte à população. No dia 10 de fevereiro, por exemplo, foram entregues mais cinco quilômetros de extensão da ciclovia do Rio Pinheiros. Com 19 quilômetros de via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), essa ciclovia é a maior pista urbana fora de parques. Desde a sua inauguração, a via já recebeu cerca de 500 mil ciclistas.

Outro exemplo emblemático é a ciclovia que unirá oito municípios da Região Metropolitana de São Paulo (incluindo a capital). O Plano Cicloviário Metropolitano prevê a construção, até 2014, de 13 km para a utilização exclusiva de bicicletas nas cidades de Guarulhos, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. A ciclovia terá como destino terminais de trens e ônibus, universidades e centros comerciais. Com este equipamento, a estimativa é que o uso da bicicleta em São Paulo pode superar 4% de todas as viagens diárias realizadas.

Ao longo da Linha 3-Vermelha do Metrô, há a ciclovia Caminho Verde com 12,2 km de extensão, ligando as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Outra ciclovia importante, que também está sendo ampliada, liga o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Jacuí, com 15 km de extensão.

O Governo de SP também estimula o uso da bicicleta por meio de bicicletários em estações de transporte coletivo. Atualmente, há 45 em operação: 16 no Metrô, 23 na CPTM e 6 na EMTU. Juntos, eles oferecem 8.281 vagas (636 de paraciclos e 420 vagas no Metrô, 6.202 na CPTM e 937 na EMTU). Inclusive, há possibilidade de usar as bicicletas dentro do Metrô.

Pelos exemplos citados acima, fica evidente que a opinião do ortopedista Jorge dos Santos Silva, publicada em reportagem do Diário Oficial, veículo jornalístico editado pela Imprensa Oficial, é estritamente pessoal e não reflete a opinião do Governo de São Paulo.

Assessoria de imprensa do Governo do Estado
11/07/2012”

Com as informações de G1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus